quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Tolos

A ignorância conveniente é repudiável. Mas triste mesmo é o sábio que se acha sábio. E esta não é uma espécie rara, muito menos em extinção. Também não é nova. Há muito, muito tempo, Sócrates já identificara sujeitos que alimentam seus egos com a própria inteligência. Triste vaidade. Certamente, um bloqueio para o desfruto de pequenas, porém maravilhosas, peculiaridades que o mundo nos propõe. Peculiaridades que só podem ser desvendadas com uma honesta confissão: nada sabemos. Nem saberemos. Nem com muita força de vontade.

Não significa que não é impossível avançar intelectualmente. A vontade de aprender sempre nos leva a algum lugar, muito embora este possa não ser o mais adequado. O importante é tentar e, principalmente, universalizar a mente. A individualização resulta apenas em soberba interior. Esta, invariavelmente, amarga o sabor da arte. Assim, a mente passa a trabalhar unicamente a serviço do poder e da superioridade. As possibilidades diminuem. As cores se acinzentam. E os sons se esvaem.

Mas o indivíduo em questão, com toda sua pompa e garbo, continua sendo superior, altivo, seletivo. É, além de tudo, um falso educador. Chicoteia sua sabedoria naqueles que pouco ou menos sabem, como se o fato de serem menos instruídas constituísse um desvio moral. E pior: se acham no dever de desmoralizá-las, simplesmente por se enxergarem seres superiores. Um falso esclarecimento que leva nada a lugar algum.
O lacre mental, além de indicar desvio de caráter, veda o aprendizado e bloqueia a comunicação.

Enquanto isso, sabe-se que, em realidade, todos os indivíduos têm sempre algo a ensinar. Achar-se conhecedor de tudo é o mesmo que não querer conhecer nada. A História não muda. Foi assim há milhares de anos. Continua sendo. E, infelizmente, sempre será...

4 comentários:

  1. Nossa cara voce esta escrevendo D+
    pensei que era texto copiado!
    Parabens...

    ResponderExcluir
  2. Tolos porque acham que não são.
    Profundo o post, gostei mesmo.
    =*

    ResponderExcluir
  3. Oii amei de mais seu blog, ta lindo
    seguindo segue de volta ?
    www.noglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir