segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Chinelei-me


Antes de tudo, peço perdão. Foram quase dois meses sem vir aqui dar uma chinelada. Estive ausente. Distante. Cambaleando pelos cantos. Tendo idéias para cá me apresentar e destilar algum veneno. Mas me abstive por um momento. Preferi observar. Observar o mundo. Observar as pessoas. Observar as filosofias alheias. Observar o canto do passarinho, a tese de um amigo na mesa do bar e as tendências da juventude. E, por fim, me observar, claro. Não deve ser surpresa que todo este pensamento me levou a uma única e mórbida conclusão: sou um idiota.
É, sou sim. E saber isso é um grande alívio. Tudo é incompreensível: a mentira alheia que corrói, o roubo que mata, a falsidade que oprime e a hipocrisia que enriquece as almas pobres. Resta a um pensador vagabundo questionar: por quê? A dúvida é eterna e se eternaliza na idiotice de pessoas como eu, pobres idiotas. Por isso, a chinelada precisou esperar. Estava em meio a uma convulsão de saberes. O que era certo ou errado? O que leva alguém ali do lado a ser tão filho da rameira desvairada? Sou um caçador de perguntas sem respostas, uma mente desolada... O mapa não tem tesouro. O arquê não existe. As dúvidas sempre permanecerão sem respostas; os que buscam resolvê-las, idiotas. Sou idiota, sou sim. Com muito orgulho, porque não abaixo a cabeça para o meu próprio comodismo existencial. O inimigo está aqui dentro. Os fantasmas são internos. A escuridão sempre oferecerá perigo...
Tendo constatado isso e um pouco mais, volto a escrever aqui as minhas linhas desajeitadas. Já era hora, pois o amigo Shark já estava torrando a paciência com as cobranças de participação. Neste momento, ele já deve estar louco para dar uns socos no teclado – ele digita dando pancadas no pobre objeto – para continuar o ritual chinelatório. É isso aí, então. Voltei para ficar. Só não sei até quando. Brincadeirinha... Beijos e abraços. Ah, desenho ali de cima por Ralph Richter. Fui.

Rodrigo Cabral

2 comentários:

  1. A minha arte no msn chega a ficar beirando a genialidade...

    ResponderExcluir
  2. Eu vivo me questionando sobre tudo ao meu redor, isso realmente perturba.
    Ah, o desenho ficou a sua cara!
    :***

    ResponderExcluir